Formatar, Particionar e Instalar o Windows XP

18-02-2011 01:08

 

 Formatar, Particionar e Instalar o Windows XP

 

      Este tutorial tem por objetivo ensinar de maneira detalhada como formatar e particionar um HD e como instalar o Windows. É indicado para usuários iniciantes e intermediários que desejem ter uma noção ampla do assunto aliada à prática usando o Windows XP.

 

            O tutorial está dividido em duas partes:

 

I – Guia Rápido:  para usuários experientes.

            No guia rápido o usuário encontrará uma sistematização em dez passos para auxiliá-lo na formatação de um computador.

 

II – Guia Comentado: para usuários básicos e intermediários.

            Nesse nível o usuário terá acesso a conceitos básicos e a um guia comentado, que explica detalhadamente cada um dos dez passos da formatação.

 


            I.      Guia Rápido:

 

1 – Reavaliar a necessidade de formatá-lo

 

2 – Salvar arquivos e informações desejados em um lugar que não vai ser formatado

  - salvar de cada usuário:

            a) Desktops

            b) Meus Documentos

            c) Favoritos

  - salvar do computador:

            a) Drivers

            b) Arquivos do Office: Outlook, Acces, Word, Excel etc.

            c) Programas e arquivos de programas importantes

            d) Outros arquivos ou informações importantes

           

3 – Formatar e particionar a unidade do sistema

 

4 – Instalar o Windows XP

 

5 – Instalar os drivers

  - placa mãe

  - placa de vídeo

  - modem/ placa de rede

  - periféricos:

            a) mouse, teclado e monitor

            b) impressora

            c) scanner

            d) webcam

            e) gravadoras e leitoras de CD e de DVD

            f) outros periféricos

- outros drivers

 

6 – Habilitar a Internet

 

7 – Instalar programas básicos da Internet

  - flash

  - adobe reader

  - winrar

  - outros programas

 

8 – Instalar o Office

 

9 – Instalar outros programas e seus arquivos salvos

 

10 – Testar todos os recursos e realizar ajustes finais


         II.      Guia Comentado:

 

·        Conceitos:

 

- Formatar:

      Formatar um HD significa – simplificadamete – apagar suas informações. Sabe-se, porém, que certas informações são intrínsecas ao HD e são gravadas fisicamente de modo que é pouco viável alterá-las. Sabe-se ainda que, ao formatar um HD, prepara-se ele para receber informações específicas, sejam arquivos de um determinado rol de tipos, ou seja, um sistema operacional (Windows, Linux etc.). Antes de instalar qualquer sistema operacional (Windows, Linux etc.) o HD deve ser formatado, o que normalmente já é feito em seu processo de fabricação.

      Quando se fala em PC (Personal Computer), formatar um HD geralmente é usado para corrigir um erro de difícil reparação e/ou otimizar o sistema. Fazer que um programa ou até mesmo o próprio sistema operacional funcione e tornar um computador mais rápido são problemas que podem ser solucionados com a formatação.

      Algumas pessoas usam o termo “formatar” para o ato de reinstalar todo o sistema de um computador (formatar o HD, instalar ou reinstalar o sistema operacional, configurar o computador etc.). Mas este tutorial trata apenas do conceito estrito da palavra. Para mais informações sobre algumas dessas tarefas consulte outros tutoriais.

- Particionar:

      Particionar significa dividir, em uma ou mais partes, o HD. É importante notar que, só pelo fato de usar um sistema operacional, o HD já obrigatoriamente estará particionado, mesmo que só em uma parte.

      Podemos dividir o HD em mais de uma parte por diversos motivos, entre outros: para organizar o computador em “sistema” e “arquivos comuns”; para instalar mais de um sistema operacional; para uso de backup (cópia de segurança); para algumas tarefas de multiusuários; para simples critério de organização e para otimizar a gravação de um CD.

 

·        Passos:

 

 

1 – Reavaliar a necessidade de formatá-lo

            Formatar um computador demanda entre outras coisas tempo e trabalho. Não importa o quão experiente seja o usuário, com maior ou menor freqüência, haverá problemas ao formatar um PC. É prudente tentar analisar e resolver cada problema que motiva a formatação. Portanto, só é recomendado formatar um computador quando houver problemas sérios sem solução aparente ou quando se prever mais tempo e trabalho para solucioná-los do que para formatar o HD.

 

2 – Salvar arquivos e informações desejados em um lugar que não vai ser formatado

            Planos minimizam erros. Para planejar-se a formatação é preciso adequar os passos a cada caso específico e organizar as informações. Por exemplo, é interessante anotar cada arquivo que se deseje salvar bem como onde encontrar determinados drivers e informações.  Com um plano bem feito em mãos otimiza-se o tempo e customiza-se o trabalho.

            Recomenda-se que se crie uma pasta chamada BACKUP onde tudo será salvo. Depois basta ir realizando o backup na ordem do guia. Quando chegar na parte de programas e arquivos, é interessante salvar pastas inteiras e indicar de alguma maneira a localização da pasta salva (colocando no nome a localização da pasta para depois copiá-la de volta – ex: c - documents and settings).

            È necessário ter bastante atenção para que não se esqueça nada, pois os erros mais graves e mais freqüentes ocorrem nessa etapa. É preciso ainda saber que o guia não passa de uma regra, que pode ter exceções, ou seja, é necessário atentar para outros arquivos que não se encaixem na lista do guia, mas que precisam ser salvos. Ciente disso, basta:

 

             2.1: Salvar de cada usuário:

            Vale a pena para essa etapa, criar uma pasta para cada usuário no local de backup e ir copiando cada parte importante para cada usuário.

            a) Desktops:

            Basta, normalmente, ir à pasta Documents and Settings, geralmente em C:\ e copiar a pasta Desktop de cada usuário e salvar no local de backup organizadamente para posterior recuperação.

            b) Meus Documentos

            Basta, normalmente, ir à pasta Documents and Settings, geralmente em C:\ e copiar a pasta Meus Documentos ou copiar a pasta onde o usuário guarda seus documentos.

            c) Favoritos

            Basta, normalmente, ir à pasta Documents and Settings, geralmente em C:\ e copiar o arquivo Favoritos de cada usuário.

 

            2.2: Salvar do computador:

            a) Drivers

            O ideal é que se tenham todos os CDs de drivers que vêm quando se compra um computador ou que se tenha uma pasta em algum lugar que não será formatado ou CD com todos os drivers usados no PC.

            Quando não houver nenhuma das alternativas anteriores, resta apelar para alguns programas que identificam, salvam e posteriormente restauram os drivers do computador. Ex: My Drivers, Driver Genius etc. Geralmente basta pedir para ele encontrar os drivers e salvar em um lugar que não será formatado e depois de instalado o Sistema Operacional, basta recuperá-los pelo programa.

            Em último caso, quando o sistema operacional estiver indisponível, vale lembrar que pelo modelo e marca dos equipamentos é possível encontrar os drivers. Outra maneira é olhar diretamente nas placas o FCC ID (um conjunto de números e letras com 17 caracteres) que as identificam e permite que se encontre os drivers. Com esse FCC ID é possível achar a placa na Internet.

 

            b) Arquivos do Office: Outlook, Acces, Word, Excel etc.

            Basta, normalmente, ir ao programa Microsoft Outlook, em arquivo, Gerenciamento do Arquivo de Dados, Abrir Pasta, Copiar o arquivo “Outlook” para uma pasta e posteriormente recuperá-lo da mesma maneira, mas clicando em adicionar depois de Gerenciamento do Arquivo de Dados.

            Para o Outlook Express, basta, normalmente copiar todos os arquivos com extensão “.dbx”, que geralmente se localizam em:

 C:\Documents and Settings \ USUÁRIO  \Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{64CE3BD6-628E-478B-8797-54426A042E92}\Microsoft\Outlook Express

            c) Programas e arquivos de programas importantes:

            É necessário criar uma lista de cada programa instalado no computador, quais arquivos se deseja salvar desses programas e onde encontrar o executável para reinstalação posterior do programa.

Uma tabela simples seria bem útil, por exemplo:

 

Programa

Local de Instalação

Arquivos a Salvar

MSN Messenger

Internet

Conversas

Joguinho

CD de Instalação

Jogos Salvos

Programa de Receitas

Executável na pasta meus downloads

Arquivo receitas.xyz na pasta C:\cozinhebem\

 

            Essa etapa é bem relativa, às vezes são necessários testes e soluções diferentes para salvar arquivos particulares de programas específicos. Jogos por exemplo, salvam os jogos salvos em uma extensão e nome particular, que o usuário deverá descobrir se desejar salvá-lo. Uma técnica interessante é salvar um novo arquivo e mandar fazer uma busca de todos os arquivos da pasta do programa e organizar por “modificado em”, assim, os que forem mais recém modificados têm mais chance de serem do tipo dos arquivos que se precisa salvar.   

            d) Outros arquivos ou informações importantes

            Aqui é posto à prova realmente o feeling do operador, que deve observar atentamente os arquivos e informações importantes que restaram, mas que devem ser salvos. Normalmente não há muita coisa a se salvar além das já citadas.

 

3 – Formatar e particionar a unidade do sistema

            Para essa etapa, será dada uma noção geral sobre formatação e particionamento e depois será indicada uma das formas mais simples para formatar a unidade do sistema. Cabe lembrar que existem muitas outras maneiras de fazer isso, embora essa seja a que demande menos tempo, equipamento e conhecimento específico.

 

            3.1: Noção Geral

            a) Saiba como o HD está particionado.

            Para analisar os discos rígidos basta ir em Meu Computador e clicar com o botão direito nos discos locais e depois em Propriedades.

            Normalmente o HD possui uma só partição. Nesse caso há duas opções: a primeira é copiar os arquivos que se deseja salvar em um outro dispositivo (outro HD, um conjunto de CDs, um DVD etc.); a segunda é dividir O HD em dois (particioná-lo) e copiar os arquivos para ele. No segundo caso recomenda-se programas como o  Partition Magic, que divide o HD mantendo a integridade dos arquivos.


https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14034290035643252786