CLIQUE AQUI.

28-06-2011 23:20

As instruções deste documento são etapas básicas para a conexão a uma rede sem fio já existente usando um notebook.
Compreender as redes sem fio
Uma rede sem fio ou WiFi fornece todas as funções de uma típica rede com fio, mas também possibilita roaming. Já que o computador se conecta à rede através de sinais de rádio, em vez de cabos, a pessoa pode se deslocar dentro da rede, por exemplo, do escritório para uma sala de conferência, e permanecer na rede o tempo todo.
Há três principais tipos de conexões de rede sem fio:
  • Um ponto de acesso é uma estação que transmite e recebe informações de rede. Um ponto de acesso conecta usuários a outros usuários dentro da rede, além de poder servir de ponto de interconexão entre uma rede sem fio e uma rede fixa com fio. Pontos de acesso são geralmente usados em grandes redes públicas ou comerciais que fornecem serviços a diversos usuários.
  • Uma rede sem fio ad-hoc é uma configuração peer to peer, geralmente entre dois computadores. As redes ad-hoc geralmente são utilizadas por um curto espaço de tempo, com o objetivo de compartilhar ou transferir arquivos.
  • Um roteador sem fio é um gateway entre uma conexão de internet ou uma rede de fiação fixa e uma rede sem fio. A maioria das redes sem fio domésticas ou de pequenas empresas utilizam o roteador sem fio para conectar os usuários uns aos outros e à internet.
Para conectar-se a uma rede local sem fio, siga um ou mais dos métodos abaixo.
Método 1: Preparar o notebook
Antes de se conectar a uma rede WiFi, o seu notebook precisa de um adaptador de rede sem fio. A maioria dos notebooks requer um adaptador de rede sem fio PCMCIA a ser inserido e instalado no slot do PCMCIA. Outros têm o adaptador sem fio embutido no próprio notebook. Notebooks com adaptadores sem fio embutidos geralmente possuem um botão liga/desliga para a rede sem fio na frente ou na lateral.
  NOTA:  A seguinte figura aparece no botão liga/desliga para a rede sem fio, ou perto do botão:
Figura 1: Símbolo de rede sem fio HP
Se estiver instalando um adaptador de rede sem fio PCMCIA, siga as instruções fornecidas com o cartão para instalar os drivers e softwares corretos.
Método 2: Estabelecer a fiação da rede
Se você ainda não houver procedido assim, conecte o modem DSL ou a cabo ao telefone ou entrada de TV a cabo na parede e determine se há conexão à internet. Se você não tiver conexão à internet, será necessário entrar em contato com o provedor para configurá-la e poder se conectar.
Método 3: Conectar-se à rede WiFi
Com o adaptador de rede sem fio instalado, o notebook está pronto para se conectar a qualquer ponto de acesso, roteador sem fio ou rede ad-hoc. Siga estas instruções para configurar a conexão de rede:
  1. No Microsoft Windows XP, clique em Iniciar , em Painel de controle e em Conexões de rede e internet .
    No Windows ME ou 2000, clique em Iniciar , Configurações e em Painel de controle .
  2. Clique duas vezes em Conexões de rede .
  3. Clique com o botão direito do mouse no ícone Conexão de rede sem fio e depois selecione Propriedades (Figura 2). Se esse ícone não estiver presente, o adaptador sem fio não está conectado ou ligado.
    Figura 2: O ícone Conexão de rede sem fio
  4. Clique na guia Redes sem fio .
  5. Na guia Redes sem fio, cada rede disponível naquela faixa está listada em Redes disponíveis . Clique na rede à qual está se conectando e em Configurar .
    Figura 3: A guia Rede sem fio e Redes disponíveis
    Se não houver redes listadas em Redes disponíveis, então você está fora do alcance do roteador sem fio ou ponto de acesso. Para obter ajuda com problemas do roteador sem fio ou ponto de acesso, consulte Notebooks HP - Solucionar problemas de conexão de internet perdida em uma rede local sem fio com XP .
  6. Na guia Associação, as configurações Nome da rede (SSID) e criptografia sem fio (WEP) podem ser definidas.
    Redes sem fio têm graus variáveis de segurança. Algumas redes sem fio não requerem criptografia e as configurações desta guia serão automaticamente definidas para você. Se for esse o caso da sua rede, clique em OK e vá para a Etapa 8 .
    Figura 4: Configurações de criptografia sem fio
    Se a rede sem fio à qual você está se conectando utilizar comunicação de criptografia padrão, marque a opção Criptografia de dados (habilitada para WEP) e desmarque a opção A chave é fornecida automaticamente .
  7. Complete a configuração da criptografia sem fio digitando a Chave da rede nas caixas de texto Chave de rede: e Confirmar chave de rede: . Selecione o número correto na caixa Índice de chaves (avançado) . Consulte seu administrador de rede ou o software do seu roteador sem fio para obter a chave de rede necessária e o índice de chaves.
    Clique em OK para retornar a Propriedades de conexão de rede sem fio.
  8. Se as configurações definidas estiverem corretas, o nome da rede será registrado na lista de redes preferidas. Clique em OK e feche o Painel de controle. O notebook agora deve estar conectado à rede sem fio.
    Figura 5: O ícone Conexão de rede
Pode ser necessário reiniciar o notebook para que algumas alterações surtam efeito.
Método 4: Alterações requeridas para o suporte a WPA
O WPA requer as seguintes mudanças de software:
  • Pontos de acesso sem fio
  • Adaptadores de rede sem fio
  • Programas de cliente sem fio
  NOTA:  O novo padrão de criptografia Wi-Fi Protected Access (WPA) não tem suporte no sistema operacional Windows XP anterior ao service pack 2 (SP2). Siga as instruções no Artigo da base de dados de conhecimento da Microsoft - 815485 “Visão geral da atualização de segurança WPA sem fio no Windows XP” para obter a funcionalidade WPA.
Método 5: Fazer roaming com outra rede
Quando você leva o notebook para outra área de rede sem fio, o Windows tenta se conectar a essa rede. Se tiver sucesso, você será automaticamente conectado à rede. Se o Windows não reconhecer a nova rede, consulte as instruções anteriores para instalar manualmente a rede sem fio.
Método 6: Usar o Assistente de rede HP
Se você não quiser seguir esse procedimento manualmente, a HP simplificou a configuração com o Assistente de rede HP. Esse serviço baseado na web realiza automaticamente as seguintes tarefas:
  • Apresenta seu roteador à sua conexão de internet de alta velocidade.
  • Cria uma nova rede sem fio.
  • Protege sua nova rede sem fio.
  • Gera um pacote de configuração para facilitar a conexão de outros computadores à sua rede sem fio.
Comece a configurar sua rede sem fio agora abrindo o HP Network Assistant (Assistente de rede HP; em inglês).

 


https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14034290035643252786